25/05/09

Agenda – 22 de Maio: Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre


No dia 22 de Maio (sexta-feira) Paula Marques deslocou-se à Sede da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre, tendo aproveitado para reunir com alguns responsáveis da mesma. Trata-se da maior associação do género, no País, congregando actualmente cerca de 3500 associados activos.
Desta visita, o dado mais significativo a reter é a constatação de que o sector está a atravessar uma crise grave e sem precedentes! Esta situação, a não ser invertida, poderá levar a que um número crescente de agricultores cesse a sua actividade; logo, ao abandono dos campos e a uma (ainda) maior desertificação humana. Tudo isto se torna particularmente dramático se levarmos em linha de conta o peso que a agricultura, a pecuária e as agro-indústrias assumem, em termos económicos, no nosso Distrito.
Um Ministério da Agricultura extremamente burocratizado e incapaz de defender os interesses de Portugal, e dos agricultores portugueses, face ao maior poder de outros países… Um Ministro da Agricultura que é unanimemente reconhecido, em particular por quem é “do sector”, como o mais incompetente e incapaz politicamente, desde Abril de 74… A complexidade, e os avanços e recuos, no que diz respeito à aplicação e aos pagamentos de algumas medidas (agro-ambientais, por exemplo)… A devolução a Bruxelas de milhões de euros de fundos europeus não utilizados, por falta de investimento do governo no co-financiamento ao sector: em relação ao PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), por exemplo, ainda não há um único contrato assinado… Estas são algumas das razões que contribuem para “pintar”, claramente em tons de cinzento e negro, o actual estado da Agricultura em Portugal, e também no Distrito de Portalegre. Na verdade, este é um sector em que se torna particularmente urgente e necessário eleger, em 7 de Junho, um conjunto de deputados portugueses ao Parlamento Europeu que coloque, acima dos seus interesses pessoais ou partidários, o INTERESSE NACIONAL!